A Irisina na perda de gordura e cognição

 A irisina é um hormônio que é produzido e secretado pelo tecido muscular durante o exercício físico. Ela é produzida a partir de uma proteína chamada FNDC5, que é liberada na corrente sanguínea após a contração muscular. Uma vez na corrente sanguínea, a FNDC5 se converte em irisina e é transportada para vários tecidos do corpo, incluindo o tecido adiposo e o cérebro.

A irisina é conhecida por ter propriedades que podem ajudar na perda de gordura e melhora da cognição. Ela atua aumentando a atividade metabólica, o que pode levar a uma queima maior de calorias e redução do acúmulo de gordura. Além disso, a irisina pode ajudar a melhorar a sensibilidade à insulina, o que pode ter um impacto positivo sobre o controle da glicemia.

A irisina também pode desempenhar um papel importante na melhoria da cognição. Estudos mostraram que a irisina pode aumentar o crescimento de neurônios no hipocampo, uma região do cérebro importante para a aprendizagem e memória. Além disso, a irisina pode ajudar a reduzir a inflamação no cérebro, o que pode estar relacionado com o declínio cognitivo associado à idade.

No entanto, é importante ressaltar que a produção de irisina é influenciada por vários fatores, como a intensidade e duração do exercício, idade, sexo e massa muscular. Além disso, ainda são necessárias mais pesquisas para entender completamente o papel da irisina na perda de gordura e melhora da cognição.

Postagens mais visitadas deste blog

Gordura marrom e o Metabolismo

Bioimpedância