Propriedades do Azeite Extra virgem

 O azeite de oliva extra virgem, também conhecido como azeite de primeira prensagem a frio, tem sido reconhecido por seus muitos benefícios terapêuticos para a saúde. Aqui estão algumas das principais propriedades terapêuticas do azeite de primeira prensagem:

  1. Anti-inflamatório: O azeite de primeira prensagem é rico em compostos anti-inflamatórios, incluindo polifenóis e ácido oleico. Essas propriedades podem ajudar a reduzir a inflamação no corpo, que está associada a muitas doenças crônicas, como doenças cardíacas, artrite e câncer.


  2. Antioxidante: O azeite de primeira prensagem é rico em antioxidantes, como os polifenóis, que ajudam a proteger o corpo contra o dano oxidativo causado pelos radicais livres. Esses antioxidantes também ajudam a proteger as células do corpo contra o envelhecimento e o desenvolvimento de doenças crônicas.


  3. Redução do risco de doenças cardíacas: O azeite de primeira prensagem é rico em ácidos graxos monoinsaturados, como o ácido oleico, que podem ajudar a reduzir o risco de doenças cardíacas. Estudos mostram que o consumo regular de azeite de oliva extra virgem pode reduzir a pressão arterial e o colesterol LDL, além de melhorar a função vascular.


  4. Melhoria da saúde cerebral: O azeite de primeira prensagem pode ajudar a melhorar a saúde cerebral. Alguns estudos sugerem que o azeite de oliva extra virgem pode ajudar a prevenir o declínio cognitivo associado ao envelhecimento e reduzir o risco de doenças neurodegenerativas, como a doença de Alzheimer.


  5. Redução do risco de diabetes: O azeite de primeira prensagem pode ajudar a reduzir o risco de diabetes tipo 2. Estudos mostram que o consumo regular de azeite de oliva extra virgem pode melhorar a sensibilidade à insulina e reduzir os níveis de açúcar no sangue.

Essas são algumas das propriedades terapêuticas do azeite de primeira prensagem. No entanto, é importante lembrar que o azeite de oliva extra virgem deve ser consumido com moderação e como parte de uma dieta equilibrada para obter seus benefícios à saúde.

Postagens mais visitadas deste blog

Gordura marrom e o Metabolismo

A Irisina na perda de gordura e cognição

Bioimpedância